terça-feira, 14 de julho de 2009

Falta de educação alaga a cidade

Quando chove aqui em recife a cidade vira um arquipélago! Isso mesmo, fica repleta de ilhas, alguns montes de asfalto rodeados por água suja. Caminhar fica impraticável em alguns locais, o transito fica ainda pior, seja de carro ou moto, periga de você cair em alguma boca-de-lobo aberta e ai o prejuízo é certo. A água, ou melhor, o esgoto invade as casas (sempre dos menos favorecidos) levando o risco de se contrair doenças.

Mas eu tenho observado. Sempre que começa a chover a água escorre para os bueiros(sim eles existem) (óbvio!) e vai levando com ela aqueles papeis de bombons que alguém jogou na rua, papel de picolé, garrafinhas de água e muitas outras coisas. E logicamente isso vai atrapalhar a passagem da água.

Sempre que ando de ônibus presencio cenas de pessoas jogando seu lixinho pela janela. Dia desses estava eu em um busão lotado, fiquei em pé ao lado de uma senhora e do seu filho que estavam muito bem sentados. Vi que a criança fazia um lanche quando de repente atira pela janela o saquinho de biscoito! Ainnnn isso me dá nos nervos!!! Alguns segundos depois, lá vai ele atirar agora a garrafinha de suco. Ai eu não aguentei né? Tive que me intrometer:

- Espera!! Não faz isso não, guarda a garrafinha pra você jogar no lixo em casa.

O garoto olhou pra mim assustado, não sei se porque ele percebeu que tava fazendo m&$%@, ou se foi pela forma como eu falei, então pra ser menos chata eu disse:

- Me dá a garrafinha aqui que eu levo e jogo no lixo pra você.

A mãe me olhou com uma cara meio desconfiada, talvez por vergonha do filho ser como ela - mal educado! Sim, porque a criança precisa aprender com alguém né? E sou radical em dizer que os filhos são espelhos dos pais! FATO.

Mas a vida segue, e outro dia, de carro, parada no transito, vejo ao lado uma criatura comendo chocolate, já pensei logo "ela vai jogar na rua". Dito e feito. Lá vai o papelzinho voando janela a fora. Juro que se o sinal não tivesse abrindo eu iria pegar o papel e jogar de volta dentro do carro. Se bem que o mundo anda tão violento que era capaz até de eu levar um tiro na testa por causa disso. Melhor me controlar.

As pessoas sempre reclamam que a cidade está suja, que basta chover 5 minutos pra alagar tudo, que a "prefeitura não faz nada", mas e você? Você faz alguma coisa? Eu não falo só por causa do meio ambiente não, falo do nosso bem-estar mesmo. As pessoas já fazem isso sem nem notar, ao mesmo tempo que joga lixo na rua, reclama da sujeira, pura hipocrisia!!

Ai me aparece um imbecil pra dizer que se ninguém jogar lixo na rua não vai ter emprego pra gari, aaa faça-me o favor, basta a sujeira da própria natureza. Além disso, passa um gari limpando a rua pela manha, durante todo o dia as pessoas transitam e cada uma que jogue alguma coisa no chão, no inicio da noite chove e alaga tudo e ai? O gari só vai passar de novo no outro dia não é mesmo?

Mas enfim, precisava de alguma forma desabafar isso porque é realmente algo que me incomoda. A falta de educação das pessoas me dá nos nervos!!

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Bah thayse, isso não indigna só a ti, também sempre fico p da vida quando vejo isso e não há classe social, pessoas de todos os niveis sociais fazem isso, é EDUCAÇAO e CONSCIENTIZAÇAO mesmo.

Bah e até na empresa aonde estagio agora ninguem consegue acertar que papel é no lixo reciclavel e que casca de banana é no organico e é uma baita empresa que nao vou citar o nome hehehehe

São coisas inacreditaveis, deve faltar uma campanha mundial de comunicaçao a este respeito ehehhehe

Aqui em Porto Alegre a prefeitura divulgou em outdoors que agora a coleta seletiva será em todos os bairros e 'pediu' para que os moradores agora separem os lixos, achei bem legal a ideia

enfim, me alonguei, abraços
mateus d'Ocappuccino

Flaviana disse...

Oi Thayse, Obrigada pela visita. Ultimamente to um pouco dedicada a escrever sobre as emoções da maternidade rsrs.
infelizmente gente mal educada tem em todo lugar! Aqui em João Pessoa tem dessas pérolas também. Antes Também reclamava com as pessoas na rua até um dia que um senhor de idade parou no sinal, desceu do seu carro e veio me esculhambar porque disse uns desaforos por algo errado que ele tinha feito algumas quadras antes... decidi que meu exemplo serviria mais que brigar com os outros.

Infelizmente o povo culpa o governo e o governo culpa o povo. Resultado, efeito bola de neve e nenhum faz sua parte.