domingo, 9 de agosto de 2009

Assessor de Imprensa agora é RP Digital

O trabalho de assessor de imprensa toma novos rumos diante da competição que o jornalismo tradicional enfrenta por parte de redes sociais e blogs. Agora ele lida também com o público final.


Se o jornalismo está mesmo morrendo, o que se pode dizer das atividades ligadas a ele? Estaríamos prestes a presenciar um efeito dominó que, com o fim do impresso, aos poucos acabaria com as gráficas, empresas de celulose e inviabilizaria a existência da banca de jornal na esquina de casa?

É difícil prever o que vai acontecer com os setores que dependem da produção jornalística, mas não há como negar que a crise da imprensa já está mudando a maneira de trabalho de muita gente, principalmente do profissional que até pouco tempo era considerado o patinho feio da comunicação. Esse cara é o assessor de imprensa.

Ainda hoje sinto que muita gente tem dúvida sobre o que faz um assessor de imprensa. Há algumas semanas estava com um grupo de amigos quando um conhecido, estudante de jornalismo, puxou conversa.

- Soube que você é jornalista. Trabalha onde?

- Numa agência de comunicação. Sou assessor, respondi.

O colega levantou a sobrancelha e disparou:

- Hum, você faz release…

- Isso mesmo, respondi para não alongar a conversa.

Talvez a atitude correta fosse explicar pedagogicamente quais são as atividades diárias desse profissional. Afinal, o garoto é só um estudante, está aprendendo, precisa saber que o trabalho de um assessor vai muito além de atividades corriqueiras como produzir release e fazer follow-up. Podia ter dito tudo isso, mas não o fiz.

Como explicar a alguém que cursa jornalismo que a profissão que ele escolheu está sendo ultrapassada por um bando de blogueiros e tuiteiros? Pois é isso que acontece. Aos poucos, a existência de um intermediário da notícia deixa de ser necessária com a popularização das redes sociais e o crescente número de pessoas conectadas. Hoje já se sabe aonde encontrar informações. Elas estão nos blogs, nas comunidades do Orkut, Facebook, LinkedIn e no Twitter.

Essas novidades estão mudando não só a forma de se fazer jornalismo, mas também a forma de se fazer assessoria de imprensa. Agora, em vez de passar o dia pendurado no telefone, fazendo contato com o jornalista, o assessor 2.0 (ou PR digital, que vem de public relations ou relações públicas) entra de vez na blogosfera e outras redes, interagindo diretamente com o público final.

Portanto, se você ainda não se atentou para as mudanças que estão ocorrendo na área de assessoria de imprensa, vale um alerta: não se enferruje junto com o jornalismo.

Por Daniel Agrela

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Concordo que as mudanças são rápidas e transformam todo o cenário, mas jornlista (e jornalismo) ainda é essencial na sociedade, aquele poder imparcial, espelho da realidade. Não podemos deixar de atentar que muitas vezes o blog só repercute notícias, matérias, textos, material das mídias impressas. Na minha opinião os dois veículos (tradicinal e virtual) são complementares.

abraços, mateus d'ocappuccino

Edificarte disse...

interessante seu blogger..

quando der visite o meu

deixe recados

abraços