quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Jovem escolhe empresa por oportunidade de crescimento na carreira, revela pesquisa

Olá pessoal, hoje trago aqui um texto muito bom a respeito do que as empresas devem oferecer para atrair os jovens da Geração Y. Particularmente concordo com as informações expostas aqui, pois o que sempre busco em uma empresa na qual me candidato a um trabalho é: Oportunidade de crescimento e um Ótimo ambiente de trabalho. Boa leitua a todos!


A geração Y (jovens nascidos a partir de 1980) é marcada por profissionais que são inconstantes, ou que mudam de empresa frequentemente, conforme seus interesses. Diante deste perfil, que atributos uma empresa deve ter para que os jovens brasileiros a escolham como melhor local para trabalhar e, consequentemente, "vistam a camisa" da organização?

Possibilitar o crescimento e o desenvolvimento na carreira são os principais atributos que a empresa deve oferecer aos seus jovens colaboradores, segundo mostrou a pesquisa "Empresas dos Sonhos 2009", realizada entre maio e junho deste ano pela Cia de Talentos, em parceria com a TNS.

"O ano de 2009 foi marcado pela crise, que trouxe impactos nos processos seletivos. Logo, os jovens passaram a classificar como uma empresa dos sonhos aquela em que ele possa crescer e se desenvolver", ressaltou a gerente do Núcleo de Orientação Profissional e área de Pesquisa do Grupo DMRH, Danilca Rodrigues Galdini.

Outros requisitos

Além da oportunidade de construir uma carreira sólida, os jovens brasileiros destacam que a empresa ideal deve ter um ambiente de trabalho agradável, pagar bons salários e disponibilizar bons benefícios e oferecer cursos e treinamentos.

"A empresa precisa oferecer esse pacote completo. Se ela não oferecer um pouco de cada um desses benefícios, a tendência é que o profissional peça demissão", explica Danilca, em referência ao público jovem.

Nos anos de 2005 e 2006, os jovens acreditavam que a empresa ideal era aquela que tinha uma boa imagem no mercado. "Nestes anos, aconteceram muitos escândalos na Europa e nos Estados Unidos envolvendo grandes empresas. Então, a boa imagem da corporação passou a ser o requisito essencial. Já o ano de 2008 foi marcado por muitas possibilidades, os profissionais tinham vários programas de trainee para participar, logo escolhiam aqueles que lhe ofereciam os melhores salários e benefícios", afirmou Danilca.

Fontes para a escolha da empresa

Para a maioria (60%) dos jovens brasileiros entrevistados, a escolha da empresa ideal de trabalho partiu da análise da imagem que a companhia passa por meio da boa qualidade de seus produtos e serviços.

Já 55% dos profissionais consultados disseram que utilizaram como fonte para a escolha da empresa informações divulgadas nos veículos de comunicação, como jornal, televisão, rádio, revista e blogs.

Outros 46% fizeram essa escolha por conhecer uma pessoa que trabalha ou trabalhou na empresa e 36% afirmaram que leram informações no site para basearem a sua decisão.

Fidelidade

Quando questionados sobre o tempo adequado para permanecer em uma empresa, 26% dos entrevistados responderam de seis a dez anos.

Outros 25% indicam que o tempo ideal para trabalhar em uma mesma organização é entre quatro a seis anos. Já para 19%, não há problemas na permanência na mesma empresa por mais de 20 anos. Para 16%, o tempo ideal é de 10 a 20 anos e 14% acreditam que o tempo máximo de permanência é de até quatro anos.

Sobre o estudo

A pesquisa foi realizada a partir de questionário enviado pela internet para estudantes e universitários recém formados do Brasil, Argentina e México. No Brasil, foram 26.281 respostas válidas. Já na Argentina foram 1.306 respostas válidas e no México, 1.509. A margem de erro do estudo é de 0,5% do total da amostra.



Artigo original em www.administradores.com.br

Nenhum comentário: